Na TEFAF Maastricht 2024, Galerias Abordam Ousadamente 7.000 Anos de História da Arte

À medida que a 37ª edição da TEFAF Maastricht abria suas portas no centro de exposições MECC em 7 de março, o olhar inescapável de uma dama com um adorno na cabeça parecia seguir os espectadores enquanto eles passavam pelo Western Bar do local, onde champanhe era servido e ostras eram abertas. Seu olhar, ao mesmo tempo intenso e sensível, é retratado em pinceladas grossas e com uma empatia poderosa que só poderia ser alcançada por Vincent van Gogh — que pintou esta obra, Tête De Paysanne À La Coiffe Blanche, em 1884.

“Durante a montagem, há dois dias, quando estavam colocando o tapete, os trabalhadores paravam para olhar,” disse Eric Rau, presidente da M.S. Rau, que está apresentando este Van Gogh na TEFAF Maastricht esta semana. A obra tem o preço de €4,5 milhões ($4,9 milhões) e é uma das várias obras ilustres expostas no estande da galeria com sede em Nova Orleans. Outras obras incluem um Edgar Degas avaliado em impressionantes €18,4 milhões ($20 milhões), além de joias de Sir Winston Churchill, Claude Monet e René Magritte, entre outros.

O estande da M.S. Rau reflete um aspecto costumeiro da visita à TEFAF (que teve sua primeira edição na cidade holandesa em 1988): encontrar obras de qualidade de museu que param os visitantes a intervalos regulares. Mas também é um lembrete do papel singular que a TEFAF desempenha no ecossistema atual das principais feiras de arte — e no mercado de arte como um todo — que tende a favorecer a arte contemporânea.

Obras pré-século XX ocupam uma posição um tanto quanto estranha no mercado hoje, no qual o fornecimento superior é finito, mas os preços raramente são do tipo que param o show. Para encontrar a obra de arte mais cara desta categoria em leilão no ano passado, teria que se descer até o 25º lugar — Peupliers au bord de l’Epte, temps couvert (1891) de Monet, que foi vendido por $30,1 milhões na Sotheby’s.

Na TEFAF, no entanto, obras desta categoria não são apenas abundantes, mas também de qualidade consistentemente alta. A edição deste ano, que vai até 14 de março, apresenta cerca de 270 expositores de 22 países, com aproximadamente metade da feira dedicada a pinturas de mestres antigos, antiguidades e antiguidades clássicas. Assim, a TEFAF se orgulha de abrigar mais de 7.000 anos de história da arte e de oferecer destaques sob um único teto que, realmente, só ela pode oferecer. Onde mais um passeio por uma feira de arte poderia resultar em encontros com uma escultura de Auguste Rodin de €7,5 milhões ($8,2 milhões), uma ânfora de terracota grega de 530 a.C., um copo de casamento duplo Fabergé de 1890, um retrato de 1635 por Franz Hals, e uma edição de quatro volumes de $12,5 milhões das seminal Birds of America (1827–38) por John James Audubon? A TEFAF tornou-se renomada por sua alta qualidade e ampla gama de itens deliciosos, e isso é novamente o que a feira está entregando em sua edição de 2024.

“É uma feira única que tem uma escolha tão ampla de antiguidades a arte contemporânea, então para nós é sempre o principal evento do ano, então estamos orgulhosos de estar aqui,” disse Allesandro Galli, diretor na Robilant + Voena, que está apresentando uma obra-prima recentemente descoberta por Artemisia Gentileschi, A Penitente Madalena (ca. 1625/30). Com o preço de $7 milhões, a obra foi recentemente apresentada na exposição “Ahead of her Time” em Nova York.