Bilheteria da China: ‘O Garoto e a Garça’ de Hayao Miyazaki Alça Voo e Arrecada US$ 73 Milhões Durante o Fim de Semana de Feriado

O mestre do anime japonês Hayao Miyazaki é tão reverenciado na China quanto em qualquer outro lugar. A derradeira obra premiada com o Oscar do cineasta de 83 anos, ‘O Garoto e a Garça’, estreou na China na última quarta-feira para aproveitar o feriado público de Qingming do país e, até domingo, havia arrecadado US$ 73 milhões — mais do que seus totais no Japão (US$ 61 milhões) e na América do Norte (US$ 46,6 milhões).

O filme do Studio Ghibli facilmente superou o monstro da Legendary Entertainment e Warner Bros., Godzilla vs. Kong: O Novo Império, que trouxe US$ 36 milhões durante o fim de semana prolongado de feriado. O total de Godzilla vs. Kong agora está em US$ 93,5 milhões, a maior bilheteria de um filme de Hollywood na China em muitos meses, de acordo com dados da Artisan Gateway.

O aplicativo chinês de venda de ingressos Maoyan atualmente projeta que ‘O Garoto e a Garça’ chegue a US$ 106,5 milhões e Godzilla vs. Kong termine com US$ 121,9 milhões — mas as estimativas da empresa estão frequentemente sujeitas a consideráveis revisões.

O feriado de Qingming na China, também conhecido como Dia de Varredura das Tumbas, é uma ocasião tradicional para prestar respeitos aos antepassados. Nos últimos anos, o feriado também se tornou um importante momento para ir ao cinema. A janela de lançamento de filmes deste ano superou a de 2021, tornando-se a detentora do recorde de mais vendas de ingressos.

‘O Garoto e a Garça’ continuou uma tendência na China de espectadores preferindo animações japonesas a importações de Hollywood na categoria. ‘Kung Fu Panda 4’ da Dreamworks Animation, chegando ao final de sua exibição na China, acumulou US$ 42,7 milhões. Isso é consideravelmente melhor do que a maioria dos filmes animados feitos nos EUA recentemente, mas uma queda acentuada em relação aos impressionantes US$ 154,3 milhões de ‘Kung Fu Panda 3’ em 2016, tempos de boom.

Enquanto isso, o anime japonês está em constante ascensão. No ano passado, o hit anime de Makoto Shinkai, ‘Suzume’, arrecadou US$ 114 milhões e ‘The First Slam Dunk’ da Toei Animation trouxe US$ 93 milhões. ‘Fast X’ da Universal, com US$ 138,7 milhões, foi o único filme importado a ganhar mais na China em 2023.